Juntos com você, somos a evolução!

Os 4 pressupostos dos Modelos Mentais


No artigo passado, falamos sobre o que são Modelos Mentais e o quanto estes influenciam a nossa forma de ver o mundo.


Se você não leu nosso último artigo, te indico fortemente. Mas vamos relembrar: modelos mentais são dispositivos do pensamento por meio dos quais um ser humano tenta explicar, a si próprio e aos outros, como funciona o mundo real.

Alguns modelos mentais estão conosco sem ao menos nos questionarmos, como, por exemplo, o “por do sol”. Nós sabemos que é a terra que gira em torno do sol e não o sol que nasce e se põe no ocidente.

Mas, por que usamos esse termo impróprio? Ao meu ver, porque nos foram ensinadas essa e outras não verdades que acabam se tornando uma verdade sem sentido, mas que faz parte de nossa crença.

Vamos aprofundar um pouco mais neste assunto e tentar entender melhor?

De acordo com Daniel Goleman, autor do best seller Inteligência Emocional, as fontes dos modelos mentais são a maneira pela qual os seres humanos organizam e dão sentido às suas experiências.


Segundo Goleman, o comportamento humano é condicionado por modelos mentais e estes, por sua vez, são definidos com base em quatro pressupostos:


Biologia: rotular a capacidade de realização do ser humano com base nas suas limitações fisiológicas. Será que o fato de alguém ser alto ou baixo, branco ou negro, cabeludo ou calvo, gordo ou magro, bonito ou menos favorecido em termos de beleza deve ser um fator de inclusão ou exclusão no mercado de trabalho? Para muitas empresas, é assim que funciona, infelizmente. Você já leu algum anúncio de emprego no jornal com os seguintes dizeres: precisa-se de secretária gordinha, baixinha, aparência mais ou menos e de inteligência mediana?


Linguagem: é o meio no qual se estrutura a consciência do ser humano. Quando você ouve um nordestino, um catarinense, um gaúcho dos pampas, um paulista do interior ou um carioca descolado conversando com aquele sotaque típico da sua região, o que lhe vem à mente?

Cultura: dentro de qualquer grupo - famílias, indústrias, organizações e nações - os modelos mentais coletivos se desenvolvem com base em experiências compartilhadas. Assim, a cultura pode ser considerada um modelo mental coletivo. Se você é filho de judeu, italiano, grego, alemão ou japonês, não importa, existe um conjunto de valores ou pressupostos típicos de cada cultura. De alguma forma, isso afeta os relacionamentos, daí as dificuldades de se admitir em algumas

culturas a união de pessoas de raízes diferentes.


Experiência pessoal: diz respeito à raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, condição social e econômica, influências familiares, nível de educação, a maneira como fomos tratados por nossos pais, irmãos, professores e companheiros de infância. A maneira como começamos a trabalhar e alcançamos a autossuficiência também é fruto da nossa experiência pessoal e isso é determinante para o nosso sucesso.


Por conta de tudo isso, algumas frases acabam tornando-se comuns no seu dia-a-dia e quando você menos espera, comete um deslize, inadvertidamente, sem a mínima preocupação com o reflexo das suas palavras. O que vale para determinado país ou cultura não vale necessariamente para outra.


Por acaso você já proferiu qualquer uma dessas frases?

- Todos os homens são iguais!

- Não se pode confiar nas mulheres!

- O pouco com Deus é bastante!

- Isso não vai dar certo, aqui sempre foi assim!

- Não se mexe em time que está ganhando!

- Sou pobre, mas sou feliz!


Esses são alguns dentre os milhares de modelos mentais estabelecidos com base em nossa biologia, linguagem, cultura e experiência pessoal. Quando levados ao pé-da-letra, os modelos mentais são capazes de provocar verdadeiros estragos em nossa vida pessoal e profissional. Entretanto, não se deve ignorá-los, apenas tome cuidado para evitar prejulgamentos concebidos com base apenas em valores que podem fazer parte de uma cultura e não de outra.

Para Fredy Kofman, autor do livro Metamanagement, o modelo mental é o conjunto de sentidos, pressupostos, regras de raciocínio, inferências etc. que nos leva a fazer determinada interpretação. Eles definem como percebemos, sentimos, pensamos e interagimos. Portanto, é fundamental mergulhar em diferentes culturas, disciplinas, experiências e linguagens sem perdermos nossas origens.

Todas as culturas têm algo a ensinar sobre o comportamento humano sob diferentes ângulos de visão, basta saber respeitá-las. A máxima judaica expressa no Talmude ajuda a compreender melhor esse raciocínio:

"Não vemos as coisas como elas são; vemos as coisas como nós somos."

Para quem quiser começar a fazer uma mudança, sugiro que passe a entender o ponto de vista (modelos mentais) dos clientes, do chefe, dos colegas de trabalho a fim de começar a corresponder em vez de simplesmente reagir.


Com essa expansão de consciência, a mudança no mundo começa por mudar nossos próprios pensamentos e visões.


E para fazer essa mudança interior é preciso aprender, desaprender e reaprender.

Pense em quantas vezes você se lançou de peito a algum desafio justamente porque o seu modelo mental lhe oferecia a segurança suficiente para isso? E em quantas outras você se encolheu porque a consciência não estava expandida o suficiente para lhe dar asas e voar, estava preso a alguma crença limitante de um modelo mental que é somente seu?


Assim, se você gostou deste artigo, que tal aproveitar o momento para conhecer mais os diferentes pontos de vista, perspectivas e realidades, criando assim modelos mentais construtivos e congruentes com a sua melhor percepção de si, do outro e do universo?


Deixe aqui seu comentário e aproveite também para compartilhar este artigo com amigos que você considera importante. Sua participação é essencial para mim. E lembre-se: estou sempre à disposição para contribuir de alguma forma com a sua jornada.


Até a próxima.









Margareth Ribeiro, criadora do método Elos, exclusivo sistema de mentoria e coaching.

Para agendamento de Mentoria e Coaching clique aqui neste link.


7 visualizações0 comentário

Coaching de Carreira ou Executivo, Consultoria específica para sua necessidade empresarial, viagens de imersão e aprendizado. Oferecemos tudo isso e muito mais!

Entre em contato agora para entender um pouco mais

whats.png
logo_share.png

CONTATO_

+55 27 99966-3033
contato@youupevolution.com.br

Vila Velha / ES

Saiba das nossas novidades em primera mão. Assine a newsletter:

  • telegram-01_edited
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 You Up Evolution | All rights reserved

With love by bialthoff.com