Juntos com você, somos a evolução!

5 tipos de mentores que precisamos ter na vida


Que todos nós precisamos de mentores ao longo de nossa vida já é um senso comum. Sejam eles mentores profissionais ou naturais, na verdade, não precisamos de um mentor apenas, precisamos de pelo menos 5 tipos de mentores ao longo de nossa vida. Pois são eles, os mentores, a conexão que pode nos ajudar a definir e expressar nossa vocação interior, e viver a nossa melhor versão.

Contudo, raramente uma única pessoa pode lhe dar tudo que você precisa para crescer. E os cinco tipos de pessoas que devemos buscar ter ao nosso lado provavelmente já os conhecemos - e é possível, ainda, que uma pessoa cubra duas ou mais categorias.


Importante entender que essa construção é uma via de mão dupla - uma relação entre humanos - e não uma transação. Portanto, não vá até as pessoas e peça que aconselhem você. Reserve um tempo para desenvolver conexões genuínas com as pessoas que você admira e ajude-as sempre que puder.


Vamos relatar aqui os 5 tipos de mentoria de que precisamos:

Mentor #1: O mestre do ofício

Se você sabe que quer ser o melhor em sua área - seja o maior editor, zagueiro do futebol, empresário - pergunte: “Quem são as figuras mais icônicas nessa área?” Essa pessoa pode funcionar como seu mestre pessoal, alguém que acumulou sabedoria ao longo de anos de experiência e que pode fornecer uma visão sobre o seu negócio e aprimorar suas habilidades.

Recorra a essa pessoa quando precisar de conselhos sobre como lançar uma nova iniciativa ou pensar onde você deve trabalhar a seguir. Eles devem ajudá-lo a identificar, perceber e aprimorar seus pontos fortes para o mais próximo estado de perfeição possível.

Além de tudo, conseguem ver a situação de forma isenta, o que chamo de "visão de helicóptero”, e com muito maior precisão que você, que está entra dentro de determinada situação.


Mentor #2: O campeão de sua causa

Este mentor é alguém que vai falar com você para os outros, e é importante ter um desses em seu local de trabalho atual. Estas são pessoas que são defensoras e que protegem você. Mas eles são mais do que apenas impulsionadores - frequentemente, eles também podem ser conectores, apresentando a você pessoas úteis em seu setor.


Mentor # 3: O copiloto

Outro nome para esse tipo: seu melhor amigo de trabalho. O copiloto é o colega que pode te falar sobre os projetos, te orientar na navegação pelas personalidades da sua empresa e te ouvir desabafar no café.

Esse tipo de relacionamento de mentoria é melhor quando é igualmente recíproco. Pois vocês são colegas comprometidos em apoiar uns aos outros, colaborar uns com os outros e responsabilizar-se mutuamente. E quando você tem um copiloto, tanto a qualidade do seu trabalho quanto o seu nível de envolvimento melhoram.


Mentor # 4: A âncora

Essa pessoa não precisa trabalhar na mesma empresa que você - na verdade, pode ser um amigo ou parente. Enquanto seu campeão apoia você para alcançar objetivos específicos de carreira, sua âncora é um confidente e uma caixa de ressonância.

Sabemos que todos nós vamos enfrentar obstáculos e passar por incertezas na vida, portanto, precisamos de alguém que possa nos dar um impulso psicológico e nos ajudar a ver as situações com clareza e com assertividade.

Como a âncora está mantendo seus melhores interesses gerais em mente, eles podem ser particularmente perspicazes quando se trata de definir prioridades, alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e não perder de vista seus valores. Mentor # 5: O mentor reverso

Não sei se com você acontece isso, mas quando dizemos a palavra ‘mentor’, frequentemente evocamos a imagem de uma pessoa mais velha ou professor. Mas o contraponto é igualmente importante.

Considere aprender com as pessoas que possam ser seus mentores, mesmo que elas tenham menor idade ou menor tempo de trabalho que você. Falando por experiência própria, interagir com as novas gerações me dá a oportunidade de coletar feedback sobre meu estilo de liderança, me envolver com a geração mais jovem e manter minhas perspectivas atualizadas e relevantes.

Bom, agora que você já sabe o quão importante é estabelecer os mentores de que precisa em sua vida, tenha em mente que buscar e receber esse tipo de ajuda é uma atitude das pessoas e profissionais de sucesso, aqueles que desejam ser os melhores profissionais e melhores seres humanos que podem ser.

E é esse o meu compromisso em minha jornada, ajudar você a ser a sua melhor versão. Com mentoria, com coaching, com consultoria e também com o treinamento para a sua saúde emocional, base para uma vida plena de significados e realizações.


Venha fazer parte você também.


Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como treinar sua Inteligência Emocional, te convido a acompanhar também minhas redes sociais. Lá, igualmente falo sobre desenvolvimento de pessoas, como maximizar suas potencialidades e conto um pouco sobre minha rotina. Siga no Instagram: @margarethvieiraribeiro e @youup.evolution










Margareth Ribeiro, criadora do método Elos, exclusivo sistema de mentoria e coaching.

Para agendamento de Mentoria e Coaching clique aqui neste link.

19 visualizações0 comentário

Coaching de Carreira ou Executivo, Consultoria específica para sua necessidade empresarial, viagens de imersão e aprendizado. Oferecemos tudo isso e muito mais!

Entre em contato agora para entender um pouco mais

whats.png
logo_share.png

CONTATO_

+55 27 99966-3033
contato@youupevolution.com.br

Vila Velha / ES

Saiba das nossas novidades em primera mão. Assine a newsletter:

  • telegram-01_edited
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 You Up Evolution | All rights reserved

With love by bialthoff.com