
Você provavelmente já deve ter escutado ou lido por aí essa palavra “Coach”. Mas afinal, você sabe o que significa?
Você saberia dizer qual a diferença entre Coach e Coaching?
Algumas pessoas fazem confusão quanto ao conceito de cada um. Por isso, preparamos este artigo especial. Aqui entenderá tudo sobre este assunto!
Agora, te convido a continuar comigo nessa leitura! Vamos lá?
O que é Coaching?
O termo “Coaching” é uma metodologia. Isso mesmo!
É um processo com enfoque nas competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa. Digamos que o objetivo central de um processo coaching é auxiliar pessoas na busca de seus objetivos e propósitos de vida. Sejam estas metas profissionais ou pessoais.

Saiba que em um processo coaching é comprovado que uma pessoa consegue alcançar seus objetivos até 20 vezes mais rápido.
Entenda que esta metodologia é fundamental na gestão de pessoas e em todas as esferas. Tanto em ambientes corporativos, como também no dia a dia, na vida pessoal.
O processo coaching proporciona a identificação de quais fatores motivam ou limitam uma pessoa, além dos pontos fortes que podem ser explorados e potencializados
Viu aí… Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios do coaching.
Origem da palavra Coaching
A palavra coaching tem origem no século XVII, onde nobres estudantes da Inglaterra eram transportados em uma carruagem até a escola. Sendo conduzida por cocheiros denominados “coacher”. Em 1831, o termo adentrou a área dos esportes e na década de 50, enfim, chegou ao mundo dos negócios.
Metodologia Coaching

A metodologia coaching tem sido sabiamente utilizada para o aperfeiçoamento de pessoas que ocupam cargos de liderança. Justamente pelo fato de ser um processo que auxilia no desenvolvimento e maximização das potencialidades de cada indivíduo, particularmente.
O que precisa entender é que Coaching é um relacionamento onde uma pessoa se compromete a apoiar outra pessoa a atingir um determinado resultado.
Esse resultado pode ser: adquirir competências ou produzir alguma mudança específica.
Entenda que não trata-se somente de um compromisso com os resultados.
Pelo contrário, é um comportamento bem mais amplo, é um compromisso com a pessoa como um todo, com seu desenvolvimento e sua realização.
O que significa Coach?
A palavra “Coach” tem sua origem francesa e significa um veículo para transportar pessoas de um lugar para outro.
Na prática, se o coaching é um processo que ajuda a identificação de aspectos que motivam ou limitam uma pessoa.
O “Coach” é quem vai colocar em prática esta metodologia.
O profissional coach é uma pessoa qualificada para ajudar o coachee (pessoa que passa pelo processo) a expandir suas competências, transportando-o de um posicionamento a outro.
A função do coach é direcionar o coachee, não é dar resposta, mas ajudá-lo a encontrá-las.
Em se tratando de um ambiente empresarial, o processo de coaching tem como prioridade o desenvolvimento de pessoas, o que consequentemente atinge a organização como um todo.
O processo busca melhorar relacionamentos, condutas e minimizar ou até mesmo eliminar comportamentos que não estejam cooperando para o crescimento tanto pessoal como organizacional.
Líder Coach

Assim, ser Líder Coach significa incrementar o desempenho profissional e a satisfação pessoal de cada integrante do time, contribuindo para a efetividade da organização, por meio de um acordo formal entre os envolvidos. É desenvolver pessoas através do cuidado em ouvir e se interessar por sua evolução profissional e também pessoal. É desenvolver pessoas através de estímulos para a evolução em busca de determinado objetivo, passando pela execução de um muito bem elaborado plano de ação. Exercer liderança requer muita disciplina, foco e desejo de aperfeiçoamento constante. O líder tem um papel importantíssimo dentro de qualquer organização: fazer com que pessoas engajem-se, movimentem-se em direção aos objetivos organizacionais. E o Líder Coach é aquele que estabelece objetivos, monitora e contribui com o processo de mudança gerado pelo autoconhecimento e mensurado através de resultados concretos.
Líder Coach na prática
O processo de coaching é feito em forma de sessões que podem ser individuais ou em equipes, onde o coach utiliza ferramentas, metodologias, técnicas que estimulem o coachee a encontrar os meios pelos quais possa alcançar os objetivos desejados.
Em síntese, o coaching é uma abordagem sistemática de melhoria do coachee (cliente) por meio de questionamento e de orientação com foco em mudanças incrementais nos resultados atuais, orientada à uma meta previamente definida.
Perspectivas imprescindíveis ao coach
O profissional coach precisa saber ouvir e ensinar: escutar com atenção, ouvir com interesse o que o coachee está dizendo.
O coach precisa estar aberto para transmitir seus conhecimentos.

Veja abaixo algumas das principais perspectivas ao coach:
● Orientar pessoas
O coach tem como função orientar pessoas, analisando as situações que possam interferir na coordenação de projetos, e atualizando o plano de ação sempre que necessário.
● Desenvolver o potencial de cada indivíduo:
Motivar as pessoas para o autodesenvolvimento constante, sendo função do coach direcionar o coachee a realização de atividades que lhe proporcionem satisfação e que lhe façam atingir os objetivos propostos.
● Compartilhar responsabilidades:
O comprometimento em relação a execução dos objetivos precisa ser compartilhado entre o
coach e o coachee, sendo importantíssimo definir claramente o que é possível realizar.
● Saber reter talentos:
Um dos maiores desafios das empresas é desenvolver seu capital humano e intelectual, proporcionando um ambiente para sua constante evolução.
O coach pode auxiliar as pessoas na aquisição de novos conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades.
Processo Coaching: Transformações e potencialidades

As habilidades de um líder são imprescindíveis para o desempenho e a produtividade de seus liderados.
O coaching cria um relacionamento entre o coach e o coachee que irá impulsionar o coachee, a desenvolver novas competências e estimular suas potencialidades.
O coach irá orientar, guiar, aconselhar, estimular o coachee a aumentar seus conhecimentos, corrigir condutas negativas, melhorar o que já sabe, adquirir novos conhecimentos.
Todos estes esforços farão com que seu desempenho deslanche e seja notório aos demais.
Os benefícios do processo de coaching são imensuráveis, pois agrega valor à pessoa que passa pelo processo, à organização a qual faz parte, à família e aos relacionamentos como um todo.
Trata-se de um aprimoramento pessoal, considerando que o líder aprende a fazer uma autoliderança, desenvolve a autoconsciência e o autoconhecimento.
A organização se favorece com o coaching, pois proporciona transformações através do alinhamento individual e coletivo com foco nos resultados esperados.
E assim a aprendizagem proporcionada no processo de coaching provoca uma reação em cadeia, transferindo habilidades e conhecimento a todos os níveis organizacionais.
O coaching pode ser aplicado em diversos contextos, à depender da necessidade, como:
● melhorar a performance (foco no cargo e nas necessidades atuais);
● habilidades e competências (foco no projeto atual);
● desenvolvimento (fortalecer competências para ocupação de cargos futuros).
Bem como para todas as áreas da vida, não apenas a profissional, o que se chama de Life Coaching.
“A liderança é a capacidade mais carente, hoje, nos grandes executivos das empresas brasileiras”. (DINIZ, 2005, p.15)
O sucesso na atividade de uma liderança envolve alguns aspectos, como confiança, influência e persuasão. Collins (2002), afirma que a confiança pode ser considerada um fator essencial da liderança. Pode-se afirmar que é praticamente impossível liderar pessoas que não confiam no seu líder. A confiança e a credibilidade fazem-se necessárias para que o líder possa ter acesso ao conhecimento e à cooperação da equipe. O processo de desenvolvimento pessoal é importantíssimo para que os líderes e liderados possam alcançar excelência profissional, contribuindo para o sucesso das organizações em que atuam.
O coaching não é apenas mais um modelo de gestão que surgiu como modismo, pelo contrário, vê-se que a metodologia mostra-se uma excelente auxiliadora no processo de desenvolvimento e aprimoramento de pessoas que atuam como líderes dentro das organizações.

E você, como tem atuado como Lider Coach de seu time?
Como tem desenvolvido cada um dos seus liderados e se comprometido com a evolução de todos?
Deixe aqui seus comentários e compartilhe com seus amigos.
Eu deixo aqui uma super dica de leitura, um livro indispensável para todos os líderes:
STÉFANO, RHANDY DI. O líder-coach: líderes criando Líderes. São Paulo. Editora Qualitymark, 2015.
No próximo artigo falaremos sobre as áreas da vida e temas que podem ser trabalhados pelo Processo de Life Coaching.

Margareth Ribeiro, criadora do método Elos, exclusivo sistema de mentoria e coaching.