Pode parecer básico, primário e simples conhecer-nos a nós mesmos, não é verdade?

Ao menos, deveria ser, pois estamos em nossa companhia desde que nascemos, e em tempo integral.
Porém não é assim que acontece e estamos muito distantes do nível ideal de autoconhecimento e autoconsciência que precisamos ter.
Pode ser mesmo a falta de foco em priorizar o que há de mais importante e valioso: a vida de cada um de nós.
O fato é que precisamos conhecer a forma como lidamos com as nossas emoções e como isso pode nos aproximar de nossos objetivos, ou não. Para o desenvolvimento contínuo de nossas competências, de forma a vivermos a melhor versão de nós mesmos todos os dias, numa constante evolução que nos dá a melhor satisfação: a de aproveitar o melhor de nós, nesta vida finita, impactando positivamente a vida de todos com quem convivemos.
Conhecermos a nós mesmos implica em entendermos os pontos a desenvolver. E fazê-lo! O resultado não pode ser melhor: plenitude de vida, congruência, satisfação e alcance de nossos objetivos e metas.
Mas por que cada vez mais o ser humano parece se afastar de si mesmo, adotando ideias e ações convencionais que nem sempre fazem sentido para ele?
Rhandy Di Stefano, em seu livro O Líder Coach, diz que “Emoção não congruente com o objetivo é distração.”
Pois bem, são as distrações as grandes desviadoras de foco em nossas vidas. E a falta de congruência gera isso. As distrações afastam-nos de nosso foco.
Em contraponto, a autoconsciência é a nossa grande aliada nesses momentos, pois nos habilita a conduzir emoções congruentes com nossos objetivos, evita a distração e assim nos aproxima de nosso grande objetivo, o que pode se tornar um hábito, se bem praticado.
Pessoas com maturidade emocional funcionam assim:
conhecem a si mesmas;
a autoconsciência é seu trunfo;
potencializam emoções congruentes com seus objetivos;
apresentam elevado índice de satisfação e autoestima;
impactam positivamente o mundo à sua volta.
dedicam tempo a si mesmas.
Logo, a Maturidade Emocional é a condição de ouro para uma jornada feliz, exitosa e plena.
Para o escritor Daniel Goldman,
“Inteligência Emocional é a capacidade do ser humano identificar os próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir as emoções dentro de si e nos relacionamentos.”
Ter Inteligência Emocional é conectar a emoção com a razão.
Ter Maturidade Emocional é aumentar o nível de prontidão, congruência e alinhamento entre objetivos, pensamentos, Emoções/sentimentos e ações.
Tudo aquilo que o homem moderno busca hoje em dia requer autoconsciência. Requer conhecer-se a si mesmo.
Quanto maior a sua autoconsciência e consciência social, mais recursos estarão disponíveis e maior será a sua capacidade de resolver problemas, enfrentar desafios e ter bons relacionamentos.
Como Coach não abro mão de um Assessment para todas as situações: o MPP Maturidade Emocional na Prática. É sensacional o que esse Assessment traz de reflexões e provocações para a evolução da maturidade emocional em todos os casos.
Fiz, aplico e recomendo. Saiba mais com esse vídeo.
Se você deseja se cadastrar para receber o link e senha de acesso ao MPP e assim conhecer como desenvolver a sua inteligência e maturidade emocional, me envie uma mensagem com seu endereço de e-mail, que entrarei em contato.
Assim, se eu puder contribuir de alguma forma com a sua jornada, conte comigo.
Terei imensa satisfação em poder somar positivamente para sua evolução, autoconsciência, autoconhecimento e maior maturidade emocional.
Margareth Ribeiro CEO | Executive & Career Coach