Youup_pack_rgb-22.png

Juntos com você, somos a evolução!

Emoções e sentimentos: Qual a diferença?


As emoções são processos biológicos administrados pelo cérebro fundamentais para nossa adaptação e sobrevivência como espécie.

É muito importante também para a qualidade da nossa comunicação, pois transmitem informações que nos permitem codificar melhor a mensagem.

Exemplo: um tom de voz mais exacerbado nos indica que a pessoa está com raiva, enquanto um tom de voz mais baixo e sem ânimo nos indica a tristeza presente.

De um modo bem simples, a emoção é o resultado da combinação de fatores internos, como substâncias químicas (serotonina, endorfina, ocitocina e testosterona) que controlam nosso humor com estímulos externos, tais como cheiros, sabores, sons e imagens.

Essa combinação é uma experiência subjetiva e acompanhada de manifestações fisiológicas que preparam o corpo para uma ação específica. O medo nos prepara para fugir, a raiva para atacar, o nojo para expelir e a alegria para fazer alguma coisa.

Existem emoções que eu costumo dizer que "vêm de fábrica." Essas podem ser bem observadas em recém-nascidos. São emoções básicas: medo; raiva; tristeza; alegria; nojo; amor.

Essas emoções, no entanto, não são unanimidade entre os autores que estudam emoções. Alguns, por exemplo, não consideram o amor uma emoção básica.

A partir do momento que atrelamos um valor cognitivo à uma emoção, ela torna-se sentimento. Dessa forma, o sentimento sempre tem uma interpretação. Não conseguimos esconder a emoção da raiva, por exemplo. No momento que ela toma conta de nós, ela é expressa pelo nosso corpo. Já o sentimento do ódio pode ser escondido.⠀


Sentimentos e humor são mais elaborados, enquanto as emoções são mais primitivas, justamente porque já “vêm de fábrica”.


Um claro exemplo disso é que podemos observar essas emoções básicas em mamíferos. Eu observo demonstrações de amor em minhas cachorrinhas, Babi e Bella, mas não observo sentimentos, pois como falei antes, o sentimento é o valor cognitivo que temos a respeito da emoção.


Existem sentimentos que são mais culturais e existem sentimentos que são aprendidos, mas todos eles têm uma relação direta com as emoções básicas.


Deu pra compreender?


Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como treinar sua Inteligência Emocional, te convido a acompanhar também minhas redes sociais. Lá, igualmente falo sobre desenvolvimento de pessoas, como maximizar suas potencialidades e conto um pouco sobre minha rotina.

Siga no Instagram: @margarethvieiraribeiro e @youup.evolution












Margareth Ribeiro, criadora do método Elos, exclusivo sistema de mentoria e coaching.

Para agendamento de Mentoria e Coaching clique aqui neste link.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo