Juntos com você, somos a evolução!

Psicossomatização: quando o corpo sente o que a mente não fala


Nas últimas décadas, intensificaram-se os estudos e as pesquisas sobre como as emoções e os sentimentos influenciam o corpo com manifestações físicas e até mesmo doenças.


Há pouco mais de cinco anos, pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia, conduziram um estudo com 700 pessoas, que mostrou que as emoções mais comuns dos seres humanos – como raiva, medo, felicidade e ansiedade – desencadeiam sensações intensas em diversas partes do corpo.


E o mais interessante: os relatos dos sintomas e suas localizações eram muito similares, provando que, independentemente de gênero, cultura e hábitos de vida, todos nós reagimos fisicamente de forma parecida.


Para Danilo Faleiros, psicólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Psicossomatização – termo que expressa a concepção de que sintomas físicos têm origem na mente e vice-versa – é um contraponto para a visão de que só a parte biológica e os hábitos afetam a saúde do indivíduo.


Hoje, estuda-se como as emoções podem influenciar tanto na definição de comportamentos de riscos (nossos hábitos de vida) como também diretamente (por mecanismos neuroendócrinos), em doenças como o câncer e o diabetes, além de problemas gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares.


E há mais elementos que interferem nessa equação. “Hoje, com a tecnologia, vemos que somos muito mais do que um corpo que funciona de forma programada e independente”, explica Danilo. “Somos seres multidimensionais e em constante transformação. Não se trata apenas de aspectos físicos ou psicológicos. Essas dimensões associadas às questões sociais e espirituais são capazes de influenciar inclusive no funcionamento dos nossos genes, do nosso DNA – as chamadas alterações epigenéticas.”


O estudo contemporâneo da Psicossomatização mostra que problemas de ordem psíquica podem se aliar a outros aspectos sociais para compor um diagnóstico. Faleiros exemplifica: uma pessoa que deixa de se alimentar adequadamente ou se queixa de dor de estômago pode ser geneticamente mais suscetível a exacerbar preocupações, o que pode influenciar diretamente no funcionamento do estômago.


“E o problema se retroalimenta: a preocupação causa a dor de estômago que, por sua vez, gera ainda mais estresse”, explica o psicólogo. Em ambientes de muita pressão, como os grandes centros urbanos, esses sintomas se intensificam ainda mais, contribuindo para o quadro.


Bom, agora que você já sabe que nossos sentimentos podem afetar nosso corpo, tenha a certeza de que cuidar da saúde emocional é uma atitude das pessoas e profissionais que desejam viver a sua melhor versão, ou seja, ser os melhores profissionais e melhores seres humanos que podem ser.


E é esse o meu compromisso em minha jornada, orienta-lo e treina-lo ao desenvolvimento da Inteligência Emocional, com mentoria, com coaching, com consultoria e também com o treinamento para a sua saúde emocional, base para uma vida plena de significados e realizações.


Venha fazer parte você também.


Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como treinar sua Inteligência Emocional, te convido a acompanhar também minhas redes sociais. Lá, igualmente falo sobre desenvolvimento de pessoas, como maximizar suas potencialidades e conto um pouco sobre minha rotina. Siga no Instagram: @margarethvieiraribeiro e @youup.evolution











Margareth Ribeiro, criadora do método Elos, exclusivo sistema de mentoria e coaching.

Para agendamento de Mentoria e Coaching clique aqui neste link.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Coaching de Carreira ou Executivo, Consultoria específica para sua necessidade empresarial, viagens de imersão e aprendizado. Oferecemos tudo isso e muito mais!

Entre em contato agora para entender um pouco mais

whats.png
logo_share.png

CONTATO_

+55 27 99966-3033
contato@youupevolution.com.br

Vila Velha / ES

Saiba das nossas novidades em primera mão. Assine a newsletter:

  • telegram-01_edited
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 You Up Evolution | All rights reserved

With love by bialthoff.com