Youup_pack_rgb-22.png

Juntos com você, somos a evolução!

Tipos de liderança: qual você exerce?


Tipos de liderança: qual você exerce?

Afinal, você sabe quais são os tipos de liderança e qual deles você exerce?


De maneira formal ou não, todos nós exercemos uma função de comando ao longo da nossa vida. Seja sobre um ou vários grupos.


Quer um exemplo prático?


No trabalho, muitas vezes, pensamos que ser líder está atrelado ao cargo de gestão. Mas não é sempre assim.


Neste artigo, você irá conhecer os principais tipos de líderes e vai entender de que maneira essa influência está presente em nosso dia a dia. Acompanhe e descubra qual desses tipos você exerce!



Quais são os Estilos de Liderança?


Na década de 1940, estudos realizados na Universidade de Ohio, sintetizaram em dois enfoques os estudos sobre liderança:

  • Liderança centrada nas tarefas;

  • Liderança centrada nas pessoas.


A liderança centrada nas tarefas

A liderança centrada nas tarefas é orientada para a finalização do trabalho.


Há um planejamento de como o trabalho será realizado, definições claras dos padrões de trabalho, monitoramento dos resultados e preocupação com os métodos, regras e regulamentos.


Ou seja, na liderança centrada nas tarefas, a principal atenção é com a execução do trabalho, com a entrega a ser realizada e com os seus resultados.



A liderança centrada nas pessoas

bonecos de madeira simulando pessoas de mãos dadas, fundo da imagem cinza, piso marron

Já neste segundo estilo de liderança centrada nas pessoas, o foco é outro.


Esse é um estilo que apoia e respeita os sentimentos das pessoas; demonstra segurança; atua como apoio e retaguarda aos subordinados; dedica preocupação com as pessoas; sentimentos;, aspirações; necessidades e emoções.


Podemos dizer que, um estilo de liderança, seja ela centrada nas tarefas ou nas pessoas, vai depender exclusivamente do entendimento e do comportamento pessoal do líder.

Teoria da Liderança Situacional


A partir dessa perspectiva, de uma liderança centrada nas tarefas ou nas pessoas, novos estudos passaram a comprovar que não existem traços ou comportamentos aplicáveis a todas as situações.


A ênfase passou a ser dada à situação como ponto para determinar qual o estilo de liderança aplicar, o que chama-se de Teoria da Liderança Situacional.



Afinal, o que diz essa Teoria Situacional?


A Teoria da Liderança Situacional diz que a eficácia do grupo depende de uma combinação adequada, entre estilo do líder e a exigência da situação.


Entre as mais conhecidas desta abordagem, temos a teoria situacional da liderança apresentada pelos autores Paul Hersey e Kenneth Blanchard em 1986.


Hersey e Blanchard defendem que a liderança mais eficaz varia de acordo com a capacidade e experiência dos subordinados, tanto em relação ao trabalho quanto à disposição para aceitar responsabilidades.



Comportamento é o enfoque da abordagem situacional


A ênfase da abordagem situacional é dada no comportamento do líder e liderado e também, nos tipos de situações.


O que tudo isso quer dizer, afinal?


Pode-se dizer que o comportamento é o enfoque da abordagem situacional, tal como é observado.


Ou seja, não trata-se de alguma habilidade duvidosa. Muito menos de uma potencialidade inata ou adquirida de liderança.


Para estes autores, os líderes podem desempenhar quatro tipos diferentes de comportamentos, sendo:

  • Diretivo;

  • Persuasivo;

  • Participativo;

  • Delegador.

O estilo a ser utilizado dependerá, quanto à maturidade dos liderados, experiência, habilidades, entre outras variáveis.



As Teorias Neocarismáticas


As Teorias Neocarismáticas enfatizam o apelo emocional, o simbolismo e o compromisso por parte dos liderados, conforme a seguir:


Veja a seguir, 5 tipos de lideranças das Teorias Neocarismáticas:



1 - Liderança Carismática


Os líderes carismáticos têm como principais características a visão, a articulação, disposição em correr riscos pessoais, sensibilidade ao ambiente, sensibilidade para as necessidades dos liderados, comportamento não convencional.



2 - Liderança Transformacional


Os líderes transformacionais adotam condutas que ativam emoções nos colaboradores, despertam a inspiração nos liderados, e atentos às necessidades individuais de seus subordinados.



3 - Liderança Transacional


Aqui, na liderança transacional, os líderes adotam uma postura de monitorar o desempenho dos liderados, utilizando da correção para o alcance das metas.


Esse tipo de líder mantém uma postura passiva em relação aos problemas, esperando que eles ocorram para então tomar decisões corretivas e informa ao subordinado o que ele deve fazer para ser recompensado.



4 - A Liderança Servidora


Trazida por Hunter, a liderança servidora rompeu paradigmas nos estudos referentes à liderança.


Segundo o autor, “liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas” (HUNTER,2004).


Este é um tipo de liderança, onde o líder entende que ele tem o papel de ajudar seus liderados a se desenvolverem e a superarem suas limitações.


O líder servidor sabe que se ele pensar no liderado, o colaborador pensará na liderança, ajudando na realização dos propósitos organizacionais.



5 - Líder Coach


O mais recente, o Líder Coach, tem como foco o desenvolvimento do potencial dos coachees (liderados).


O objetivo principal é maximizar as habilidades pessoais, fazendo com que o os integrantes de seu time (coachees) aumentem seu desempenho.


O líder coach tem seu trabalho voltado para o desenvolvimento pessoal de suas habilidades de liderança, o que consequentemente irá impactar diretamente a todos que se relacionam com esse líder.



E agora, você saberia responder que tipo de liderança você exerce ou pretende exercer?


Agora que você sabe um pouco sobre os diversos tipos e estilos de liderança, os estudos e as definições mais recentes sobre o assunto…


Me conte: com qual você mais se identifica?


Que tipo de liderança tem predominado em sua jornada? Qual desses tipos te inspira em direção aos seus valores, propósito e missão pessoal?


Deixe aqui seu comentário e aproveite também para compartilhar este artigo com amigos que você considera importante compartilhar. Fique de olho no próximo artigo, onde iremos falar sobre o Líder Coach.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo