Juntos com você, somos a evolução!

Você sabe o que é Etarismo?


ETARISMO é um tipo de discriminação contra pessoas ou grupos de pessoas baseada na idade. Quando este preconceito é a motivação principal por trás dos atos de discriminação contra aquela pessoa ou grupo, então tais atos constituem-se discriminação por idade.


A prática do Etarismo não é nada nova em nossa sociedade, muitas vezes preconceituosa em função das crenças limitantes que herdamos culturalmente de geração em geração.


E agora é o momento em que você e eu, isso mesmo, nós podemos mudar esse modelo mental, a partir da consciência de que todo tipo de discriminação é nocivo a todos. Você concorda?


Embora etarismo possa se referir ao preconceito contra qualquer grupo etário, a discriminação por idade está geralmente associada a duas faixas etárias específicas:


Adolescentes: etarismo contra adolescentes é também chamado "adultismo", a quem são atribuídos as características estereotipadas de imaturos, insubordinados e irresponsáveis;


Terceira idade: que são rotulados de lentos, fracos, dependentes e senis.


Com o avanço da ciência e da medicina, a perspectiva de vida subiu de 65 anos, no século XX, para 85 anos, no século XXI. Ou seja, nós ganhamos 20 anos de vida! E é claro que esse ganho implica também em novas responsabilidades.


Veja bem: viver mais 20 anos não é tão simples assim. Isso requer cuidados com a saúde e com a própria sustentabilidade, pois os benefícios conquistados para a aposentadoria são vias de regra insuficientes para fazer frente a esse período maior de recebimento. Daí vêm as questões como a Reforma da Previdência e outros temas ligados à gestão dos fundos de previdência complementar. Em outra oportunidade trataremos sobre eles mais detalhadamente.

Então, voltando ao nosso tema de hoje, que é o etarismo, podemos perceber que ter as pessoas com mais de 50 anos na vida produtiva passou a ser cada vez mais comum, e será muito mais com o passar do tempo.


E há um valor ai que precisa ser destacado:

A sabedoria de quem já vivenciou experiências e conhece muito bem sobre o trabalho e a vida.

Esse é um valor sem igual. Já ter cumprido a sua jornada e ainda estar ali para somar, para compartilhar e ensinar com sua própria história.


O convite que faço é para abrirmos a mente a esse novo modelo mental e, para reforçar, trago aqui exemplos clássicos de grandes feitos realizados por profissionais que esqueceram a aposentadoria e promoveram uma disrupção no mercado:


  • Henri Nestlé criou a Nestlé aos 52 anos.

  • Ray Kroc fundou o McDonald's com 52 anos.

  • Steve Jobs lançou o iPhone quando tinha 52 anos.

  • John Pemberton criou a The Coca-Cola Company aos 55 anos.

  • Charles Flint fundou a IBM com 61 anos.

  • Roberto Marinho inaugurou a Rede Globo aos 61 anos.

  • Coronel Sanders abriu o KFC US quando tinha 65 anos.


Além disso, vale ressaltar ainda:

A média de idade dos presidentes das “Melhores empresa para se trabalhar/Brasil” é de 54 anos.

A média de idade dos CEOs das empresas listadas no B3 (Bolsa de Valores) é de 53,6 anos.

A média de idade dos CEOs das empresas da Standard & Poor's 500 dos EUA, no momento de suas contratações é de 58 anos.


O tripé educação-trabalho-aposentadoria está obsoleto. A diversidade etária e os novos desafios do mercado de trabalho são realidade.


Então, agora que já sabemos bem que etarismo é totalmente fora do contexto, vamos valorizar a todos por seus méritos e não por enquadramentos sem fundamento?


Se você gostou desse conteúdo, te convido a acompanhar também minhas redes sociais. Lá, eu falo mais sobre desenvolvimento de pessoas, como maximizar suas potencialidades e um pouco sobre minha rotina. Siga no Instagram: @margarethvieiraribeiro e @youup.evolution











Margareth Ribeiro, criadora do método Elos, exclusivo sistema de mentoria e coaching.

Para agendamento de Mentoria e Coaching clique aqui neste link.



9 visualizações0 comentário

Coaching de Carreira ou Executivo, Consultoria específica para sua necessidade empresarial, viagens de imersão e aprendizado. Oferecemos tudo isso e muito mais!

Entre em contato agora para entender um pouco mais

whats.png
logo_share.png

CONTATO_

+55 27 99966-3033
contato@youupevolution.com.br

Vila Velha / ES

Saiba das nossas novidades em primera mão. Assine a newsletter:

  • telegram-01_edited
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 You Up Evolution | All rights reserved

With love by bialthoff.com